Coordenador do RISE vai integrar iniciativa da Organização Mundial de Saúde

rise

Integração do líder do Laboratório Associado vista como “uma honra” e reconhecimento do trabalho feito ao longo da carreira enquanto investigador e patologista

Fernando Schmitt, coordenador do Laboratório Associado RISE – Rede de Investigação em Saúde, será um dos membros do subcomité de Genética e Genómica da Agência Internacional para a Investigação do Cancro (IARC), agência especializada da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ao integrar este subcomité, o também investigador do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai ter um papel ativo no desenvolvimento da 6ª edição da Classificação de Tumores da Organização Mundial de Saúde que, através dos blue books, fornece uma classificação de todos os tipos de cancro, apoiando assim o diagnóstico e a investigação centrados nesta patologia.

Para Fernando Schmitt esta nomeação “é recebida com grande honra porque esta seleção é feita através de especialistas de vários pontos do mundo e com grande expertise na área. Primeiro significa que a Agência Internacional para a Investigação do Cancro e a OMS reconheceram o meu expertise, algo muito satisfatório porque reconhece o trabalho que fiz durante a minha carreira. Em termos nacionais e europeus, acredito que também seja um honra ter um representante neste subcomité”, aponta.

Enquanto membro do subcomité de Genética e Genómica da IARC, o coordenador do RISE vai apoiar na “revisão de toda a área de genética e genómica dos tumores. Os chamados blue books são divididos em diferentes sistemas e diferentes tumores e, em cada um deles, há uma secção centrada na genética destes tumores”, explica Fernando Schmitt, acrescentado que “a nossa tarefa será rever e acrescentar a informação mais recente nesta área, que poderá contribuir para a classificação dos tumores”.

A OMS, através da Agência Internacional para a Investigação do Cancro, conta com 75 livros publicados no âmbito da Classificação de Tumores, iniciativa lançada em 1956 e que atualmente é liderada pela patologista Dilani Samarawickrema Lokuhetty. O início dos trabalhos no âmbito da 6º edição da Classificação de Tumores da Organização Mundial está agendado para o final de 2024.