Home / Investigação e Inovação / Estrutura Científica / TL7
A Linha Temática 7 – Saúde da Comunidade e Prevenção visa explorar novas vias para favorecer a promoção da saúde e a prevenção de doenças centradas nas pessoas, com uma forte incidência no envolvimento da comunidade à escala global.
Coordenada por Elisa Keating, esta linha temática desenvolve investigação fundamental, clínica e translacional com vários objetivos, tais como a identificação de determinantes alimentares de doenças crónicas; o rastreio de determinantes ambientais da saúde humana; o fornecimento de dados sobre o envelhecimento saudável; a promoção de estratégias de literacia em saúde e a utilização de ferramentas digitais; e a facilitação de uma abordagem centrada na pessoa para a Medicina Familiar, desde a prevenção ao tratamento.
Outro objetivo é capacitar para o autocuidado e para a adaptação à doença, nomeadamente através da validação de programas de intervenção e da exploração de alternativas custa-efetivas e sustentáveis, bem como definir prioridades éticas no setor da saúde para domínios emergentes como a inteligência artificial.
Elisa Keating coordena a Linha Temática 7 – Saúde da Comunidade e Prevenção do RISE-Health, é membro do Comité Científico do Laboratório Associado RISE e Professora Catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
Licenciou-se em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e doutorou-se em Biologia Humana pela FMUP, onde iniciou a sua carreira académica e científica em 1999 como monitora e desempenhou funções como bolseira de pós-doutoramento. Foi também investigadora convidada da Universidade Católica Portuguesa.
Foi Investigadora Principal do grupo de investigação ProNutri do CINTESIS@RISE. Como cientista, integrou projetos científicos financiados, entre os quais se destaca o IoGeneration. O seu trabalho de investigação descreveu dados críticos sobre o estado insuficiente de iodo em crianças e mulheres grávidas em Portugal. Por outro lado, os seus dados evidenciaram a quantidade excessiva de ácido fólico na gravidez. Estes resultados levaram à reformulação de políticas de saúde pública por parte de entidades governamentais, com um impacto significativo na sociedade.
Elisa Keating tem liderado importantes estudos clínicos e em animais (IoMum, VeggieNutri, IoMumNEXT, SleePsy, MHSWEET) e tem fomentado estratégias para promover a investigação clínica e translacional com extensão à comunidade e às políticas de saúde.
RISE-Health
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Alameda Prof. Hernâni Monteiro
4200-319 Porto