Home / Investigação e Inovação / Estrutura Científica / TL6
A Linha Temática 6 – Transformação Digital, Inteligência Artificial e Ciências de Dados e da Decisão em Saúde foca-se na efetividade, qualidade, sustentabilidade e transformação digital dos cuidados de saúde. Os temas centrais incluem investigação metodológica e aplicada em saúde digital, informática médica, tecnologias centradas do doente, simulação clínica, inteligência artificial, ciência de dados de saúde, processamento de sinal, bioestatística, métodos de investigação clínica, investigação em serviços de saúde, ciência de decisão em saúde, decisão baseada em evidência, síntese de evidência, avaliação de tecnologias de saúde e economia da saúde.
Coordenada por Luís Azevedo, a TL6 visa estabelecer bases metodológicas, tecnológicas e quantitativas sólidas para apoiar a conceção, a recolha, a gestão, a análise e a aplicação de dados, informações e conhecimentos científicos como pedra angular da tomada de decisões, da política de saúde e da inovação tecnológica baseadas na evidência e centradas nas pessoas.
Além disso, a TL6 pretende ter uma posição de liderança na transformação digital dos sistemas de saúde, conceptualizando, desenvolvendo e avaliando adequadamente as tecnologias digitais para transformar os cuidados de saúde.
Luís Azevedo coordena a LT6 – Transformação Digital, Inteligência Artificial e Ciências de Dados e da Decisão em Saúde no RISE-Health. É Professor Associado e investigador na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), onde dirige o Programa Doutoral em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde (PDICSS) e é também Coordenador de um Grupo de Investigação no CINTESIS@RISE.
Licenciou-se em Medicina em 2001 na FMUP e fez Pós-Graduação em Estatística na Universidade de Lisboa em 2007, concluindo o Exame de Aptidão Científica e Pedagógica em 2008 com uma dissertação sobre Análise de Decisão, Custo-Efetividade e Síntese de Evidência em Saúde, e o Doutoramento em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde, na FMUP, em 2013.
Foi perito em metodologia na European Clinical Research Infrastructure Network (ECRIN) e autor da Agenda de R&I em Saúde, Investigação Clínica e Translacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É membro da Agência Portuguesa de Avaliação de Tecnologias da Saúde (HTA) e autor das recomendações nacionais de HTA.
É membro da Cochrane, Diretor do Centro Associado do Porto da Cochrane Portugal e investigador principal de um projeto de investigação metodológica financiado pela FCT intitulado “Adjusting bias in a meta-analysis using empirically based prior distributions: feasibility, validity and reliability” (B-FREE). Desenvolve investigação metodológica e aplicada e formação avançada para apoio à tomada de decisão baseada na evidência (EBDM), com enfoque na Avaliação de Tecnologias de Saúde (HTA), Síntese da Evidência, Bioestatística e Avaliação Económica.
RISE-Health
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Alameda Prof. Hernâni Monteiro
4200-319 Porto