Projeto RISE Health distinguido com Prémio da CCDR Centro

Prémio evidencia “impacto real e positivo” da desprescrição no idoso.

 

Iniciativa liderada por investigadores da Unidade de Investigação foi um dos projetos distinguidos na 8.ª edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro.

No passado dia 10 de dezembro, na 8.ª edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, o projeto científico “Desprescrição no Idoso”, liderado por e Oscar Ribeiro, investigador do RISE-Health@RISE/Universidade de Aveiro, Manuel Veríssimo do iCBR/Faculdade Medicina da Universidade de Coimbra, e desenvolvido por Anabela Pereira, também investigadora da RISE-Health/Universidade de Aveiro, foi distinguido, na categoria “Conhecimento+”.

Através deste projeto, a equipa de especialistas analisou as atitudes de doentes e médicos sobre a redução segura de medicamentos, contribuindo para combater a polifarmácia a nível nacional.

“Este reconhecimento tem, para mim, um significado muito especial. Representa, antes de mais, a valorização de um trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria, centrado num tema exigente, mas absolutamente central na prática clínica contemporânea: a desprescrição no idoso”, revela a investigadora Anabela Pereira, acrescentando que “este prémio evidencia, ainda, que a gestão da polifarmácia inapropriada é uma preocupação crescente na sociedade portuguesa e que a desprescrição tem um impacto real e positivo na segurança e no bem-estar das pessoas mais velhas”.

Recorde-se que os Prémios de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro são uma iniciativa promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Centro em colaboração com os consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture. Este ano, a 8.ª edição contou com 161 candidaturas e reconheceu cinco iniciativas pela sua novação e impacto na promoção do envelhecimento ativo.