RISE-Health dissemina Noite Europeia dos Investigadores pelo país

Unidade de Investigação participou pela primeira vez nesta iniciativa.

Imagem: Noite Europeia dos Investigadores

 

A Unidade de Investigação RISE-Health estreou-se na Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa que, este ano, decorreu nas cidades de Braga, Coimbra, Évora, Funchal e Lisboa e que, anualmente, celebra a ciência a nível europeu.

Com o  mote “Ciência para os Desafios Globais”, a Unidade de Investigação RISE-Health, através dos seus investigadores da Universidade de Aveiro (UA), Instituto Politécnico de Santarém e Universidade da Madeira (UMa) desenvolveu atividades dedicadas ao sistema cardiovascular e à literacia em saúde através da interação com os visitantes.

Marisa Lousada e Ana Cláudia Lopes (RISE-Health/UA) consideram que a participação na Noite Europeia dos Investigadores é bastante positiva, uma vez que a realização de atividades, como quizzes sobre amamentação e o papel do terapeuta da fala neste processo, “permitiu um contacto muito próximo entre a comunidade e os investigadores”.

Alcinda Reis (RISE-Health/IPSantarém) sublinha o facto das “experiências “hands-on” ficarem na memória e terem provavelmente forte impacto nas escolhas profissionais futuras”, destacando ainda a forte adesão dos jovens que são sensíveis à importância da investigação na área da saúde.

A Noite Europeia dos Investigadores é celebrada desde 2005, por toda a Europa, sempre na última sexta-feira de setembro, numa iniciativa promovida pela Comissão Europeia.

Nesta edição, a iniciativa contou com a colaboração de várias entidades, destacando-se a colaboração entre as Universidades de Lisboa, Coimbra, Minho e Évora. A Universidade Nova de Lisboa, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Câmara Municipal de Lisboa e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia também são parceiros do evento.