RISE-Health tem novo projeto de investigação aprovado pela FCT

Iniciativa pretende desenvolver nova proposta terapêutica para a Doença de Parkinson.

 

A Unidade de I&D RISE-Health é a líder do projeto SlowPD  – Development of an innovative drug candidate to slowdown Parkinson’s disease pathological progression.

A iniciativa, recentemente aprovada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do concurso IC&DT, visa desenvolver uma nova proposta terapêutica capaz de desacelerar a progressão da Doença de Parkinson e prevenir os défices cognitivos que surgem nas fases mais avançadas da doença.

Com uma verba superior a 249 mil euros, o SlowPD contará com Ana Clara Cristóvão, coordenadora do projeto, Samuel Silvestre, Gilberto Alves, Liliana Bernardino e Luís Passarinha, investigadores do RISE-Health. João Leitão e Dina Pereira, da Universidade da Beira Interior, também integram a equipa multidisciplinar da iniciativa.

O projeto, liderado pela maior Unidade de Investigação do país, é desenvolvido em colaboração com a NeuroSoV, spin-off da Universidade da Beira Interior (UBI) cujo trabalho se centra em áreas como neurodegeneração e a inovação terapêutica e que, no âmbito do SlowPD  – Development of an innovative drug candidate to slowdown Parkinson’s disease pathological progression vai apoiar atividades de exploração e preparação regulatória, com vista à futura valorização clínica e industrial dos resultados.