tl5

Translação Clínica de Alvos Moleculares e Medicamentos Inovadores 

O principal objetivo da LT5 – Translação Clínica de Alvos Moleculares e Medicamentos Inovadores é identificar e desenvolver projetos de investigação multidisciplinares orientados para doenças e programas de I&D pioneiros sobre descoberta de fármacos, inovação farmacológica, farmacêutica e biotecnológica, terapias celulares regenerativas e medicina personalizada.

Coordenada por Paulo Correia de Sá, esta linha temática assenta na colaboração de especialistas de um vasto espetro da biomedicina fundamental e de especialidades clínicas, algo fundamental para a translação das descobertas das ciências básicas em estratégias terapêuticas mais efetivas e para a validação de novos biomarcadores de doenças.

As competências centrais da LT5 são: (i) ensaios bioquímicos/imunológicos/biofarmacêuticos de alta precisão para o rastreio de medicamentos e a otimização de funções, um painel completo de células isoladas e ensaios “in vitro” baseados em tecidos para ensaio de medicamentos, incluindo bioimagem funcional avançada, (iii) competências biofarmacêuticas em sistemas inovadores de administração de medicamentos, (iv) modelos animais farmacológicos, toxicológicos e genéticos de doenças humanas para ensaios pré-clínicos “in vivo” e (v) competências em farmacologia clínica para conceber e realizar ensaios clínicos em seres humanos.

Paulo
Correia de Sá

Nota biográfica

Paulo Correia de Sá coordena a LT5 – Translação Clínica de Alvos Moleculares e Medicamentos Inovadores do RISE-Health.

Licenciou-se em Medicina pelo ICBAS-Universidade do Porto em 1988 e fez o Internato Médico no Hospital Geral de Santo António (Porto, 1989-90), tornando-se especialista em Ortopedia e Traumatologia (CHVN Gaia, 1994-99). No âmbito do doutoramento, fez formação (bolsa de doutoramento JNICT) em Ciências Biomédicas – Farmacologia, de 1991 a 1994, no ICBAS-UP. No ICBAS, foi Professor Assistente (2000-2004) e Professor Associado (2004-2007) e, atualmente, é Professor Catedrático. É também Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique.

Eleito Diretor do Laboratório de Farmacologia & Neurobiologia, acumulou este cargo com a Direção do Departamento de Imuno-Fisiologia e Farmacologia desde 2000 até 2019, tendo sido reeleito em 2023. É Vice-Presidente do Conselho Científico do ICBAS-UP desde 2022. Desempenhou vários outros cargos académicos.

Foi Coordenador da Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB) de 2005 a 2014. Foi designado coordenador local do Centro de Investigação Farmacológica e Inovação Medicamentosa da Universidade do Porto (MedInUP) em 2015. Foi Presidente e Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Farmacologia e membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Neurociências.

Grupos

Patrício Soares da Silva

Sinalização Celular, Biomarcadores e Novos Alvos Farmacológicos

Paulo Correia de Sá

Mecanossensibilidade, Comunicação Intercelular e Terapias Regenerativas

Carla Patrícia Alves Freire Madeira Cruz

Desenvolvimento Farmacêutico e Biotecnológico de Medicamentos

Maria Augusta Vieira Coelho

Investigação Translacional, Segurança do Medicamento e Farmacologia Clínica

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.