Investigadora RISE-Health distinguida por uma das maiores empresas do mundo

Cerimónia de prémios reconhece e traça o perfil das empresas tecnológicas de mais rápido crescimento em Portugal

 

No início do mês de dezembro, a investigadora Ana Teresa Maia (RISE-Health@RISE/UAlg) foi distinguida, através do seu trabalho na startup expressTec, com o  “Women in Leadership Award”, na cerimónia e programa “Deloitte Technology Fast 50 Portugal”, uma iniciativa que reconhece e traça o perfil das empresas tecnológicas de mais rápido crescimento em Portugal.

“Este prémio significa muito — não apenas para mim, mas para todos os fundadores que estão a tentar construir algo com verdadeiro propósito, a partir do zero. Como empreendedores, passamos os dias a equilibrar visão, ciência, estratégia, pessoas, investidores… Momentos como este lembram-nos de que o nosso trabalho é reconhecido e que importa”, reagiu a especialista da Unidade de Investigação RISE-Health.

A cerimónia da “Deloitte Technology Fast 50 Portugal” contou com a presença de Helena Canhão, Secretária de Estado da Ciência e Inovação, que destacou, durante a sua intervenção, o potencial das instituições de Ensino Superior e de investigação em Portugal para impulsionar startups e reforçar o ecossistema de inovação a nível nacional.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que Ana Teresa Maia e a expressTec são reconhecidas por prémios nacionais e internacionais. Em 2023, a investigadora da RISE-Health, juntamente com Joana Xavier (RISE-Health/RISE@UAlg) viu esta startup ser galardoada com  “Prémio Altice International Innovation Award. Desde esse ano, a empresa sediada na Universidade do Algarve, arrecadou vários prémios, entre eles o título de vencedora na segunda edição da Call INNOV-ID e da Santander X Global Challenge.