Investigador RISE-Health eleito diretor da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto

Especialista da RISE-Health é o primeiro diretor da instituição após a sua integração na Universidade do Porto

Fotografia: Paulo Almeida/ESEP

 

José Miguel Padilha, investigador da Unidade de Investigação (RISE-Health@RISE/ESEP) e Professor Coordenador da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto foi eleito diretor da ESEP pelo Conselho de Representantes da instituição para o mandato de 2025 e 2030.

Com esta eleição, o especialista do RISE torna-se o primeiro diretor da instituição após a sua integração na Universidade do Porto, sucedendo ao Professor Doutor António Luís Rodrigues Faria de Carvalho.

A cerimónia de tomada de posse está agendada para o dia 23 de dezembro, pelas 11h00 horas, no Auditório Celeste Gomes Marques, no edifício sede da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto.

Sobre José Miguel Padilha

José Miguel Padilha é mestre em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (2006), doutorando em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa (2014) e pós-doutorando pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Entre 1997 e 2003 foi enfermeiro no Centro Hospitalar do Porto. Enquanto investigador, debruça-se sobre a autogestão da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e a simulação no ensino de Enfermagem.

Coordenou o grupo de enfermeiros da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (2022–2025) e foi Chair do Nurses Group da European Respiratory Society no mesmo período. É membro fundador da International Coalition of Respiratory Nurses e integra a assembleia geral da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação.

Atualmente, é investigador da RISE-Health, a maior Unidade de Investigação do país, e integra o Conselho Científico do Laboratório Associado RISE – Rede de Investigação em Saúde.