RISE-Health integra a rede europeia para a medicina translacional EATRIS

 A adesão da RISE-Health à entidade europeia potencia o papel da Unidade de Investigação enquanto parceira estratégica em projetos europeus.

 

No passado dia 20 de novembro, a Unidade de Investigação RISE-Health passou a integrar, oficialmente, a European Infrastructure for Translational Medicine (EATRIS), uma organização que visa melhorar e otimizar o desenvolvimento pré-clínico e clínico de medicamentos, vacinas e diagnósticos.

Atualmente, a European Infrastructure for Translational Medicine colabora com agências de financiamento, instituições governamentais e organizações da sociedade civil, com vista ao reforço da investigação translacional e dos ecossistemas de inovação na área da saúde, possibilitando que a RISE-Health, ao aderir a esta rede europeia de referência, ganhe visibilidade, potencializando o seu papel enquanto parceira estratégica em projetos europeus, bem como para a prestação de serviços especializados.

“A integração da RISE-Health na EATRIS é um marco importante para a nossa Unidade e para a investigação translacional em Portugal. Este reconhecimento reforça a excelência do trabalho que desenvolvemos e abre-nos novas oportunidades de colaboração, acesso a infraestruturas avançadas e participação em projetos europeus de grande impacto. Estamos profundamente motivados para contribuir ativamente para esta rede e continuar a transformar conhecimento científico em benefícios reais para os doentes”, aponta Fernando Schmitt, diretor da Unidade de Investigação.

Na EATRIS, a RISE-Health dedica-se à investigação centrada nas Advanced Therapy Medicinal Products (ATMP), Biomarkers e Small Molecules, três das cinco plataformas da European infrastructure for Translational Medicine.