Investigador RISE-Health distinguido com Prémio Banco Carregosa/SRNOM 2025

Projeto de investigação premiado centra-se no estudo e diagnóstico da fibrose pulmonar.

Fotografia: Hélder Novais e Bastos

 

Hélder Novais e Bastos (RISE-Health/FMUP) foi distinguido, através do projeto “Fibrotic Interstitial lung diseases: Reclassification through Environmental and Genetic Studies (FIREGENS)”, com o Prémio Banco Carregosa/SRNOM 2025, uma iniciativa de âmbito nacional destinada a pessoas singulares ou coletivas com projetos relevantes na área da investigação clínica.

O projeto de investigação liderado pelo investigador da Unidade de Investigação RISE-Health visa “estudar e mapear a nível nacional as causas para o aparecimento da fibrose pulmonar, desenvolver novas ferramentas de diagnóstico e de prognóstico, bem como propor estratégias de reclassificação das doenças pulmonares difusas fibróticas”, explica o investigador na rede social LinkedIn.

Na mesma plataforma, o especialista realça que “este reconhecimento deve ser estendido a uma equipa multidisciplinar e pluri-institucional, de médicos e investigadores do Hospital de São João, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, RISE-HEALTH e i3S”.

Vale a pena recordar que esta não é a primeira vez que um investigador da RISE-Health recebe o Prémio Banco Carregosa/SRNOM. Em 2023, o investigador Miguel Mascarenhas (RISE-Health/FMUP) também foi galardoado com esta distinção e reconhecido pelo seu trabalho no desenvolvimento de uma tecnologia pioneira em Inteligência Artificial em Gastrenterologia para identificação de precursores do cancro anal em anoscopia de alta resolução.

O Prémio Banco Carregosa/SRNOM é uma distinção de âmbito nacional destinada a pessoas singulares ou coletivas com projetos relevantes na área da investigação clínica, totalizando o valor de 25 mil euros (20 mil para o projeto vencedor e cinco mil para duas menções honrosas).