O projeto “EBIGuardian” pretende compreender por que razão algumas pessoas mais velhas começam a apresentar perdas de memória ou outras dificuldades cognitivas com o avançar da idade. Para isso, será criada uma coorte de voluntários com 65 ou mais anos no concelho da Guarda, cujos estados de saúde, estilos de vida e funções cognitivas serão avaliados. Serão recolhidas amostras de sangue e outros materiais biológicos para identificar biomarcadores imunológicos no sangue que possam ajudar os profissionais de saúde a detetar precocemente o declínio cognitivo.
Entre os biomarcadores em estudo destacam-se os linfócitos T CD8+ e as moléculas solúveis conhecidas como Antigénios Leucocitários Humanos da Classe I (HLA-I). O estudo destes marcadores permitirá compreender melhor se as alterações cognitivas associadas ao envelhecimento se relacionam com oscilações no sistema imunológico. Este projeto poderá contribuir para o desenvolvimento de métodos de diagnóstico precoce, bem como para a criação de novas estratégias de prevenção ou tratamento.
Além disso, o projeto “EBIGuardian” envolverá profissionais de saúde, pessoas mais velhas, familiares e estudantes, promovendo a partilha de conhecimento e a aprendizagem na comunidade.
MPr-2023-12 SACCCT – Projetos de IC&DT 2023
36 meses – 02/out/2025 a 01/out/2028
249.868,80€
Sem informação
Elsa Cardoso
Ermelinda Marques
Fátima Roque
Helena Marcelino
Ana Amaral
Assunção Vaz Patto
Fernando Arosa
Ignacio Verde
Rosa Afonso
André Esgalhado
RISE-Health
Faculty of Medicine of the University of Porto
Alameda Prof. Hernâni Monteiro
4200-319 Porto