RISE-Health apoia conferência centrada na evolução da bioinformática e acesso a informação científica

Investigadora internacional abordou plataformas de partilha de dados bioinformáticos  

 

A Unidade de I&D RISE-Health, o Laboratório Associado RISE e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) receberam, no passado dia 14 de março, a conferência “Introdução ao EMBL-EBI: Recursos de Dados e Formação para Investigadores Clínicos”, apresentada pela investigadora Dayane Araújo, responsável pela formação científica do European Bioinformatics Institute (EMBL-EBI, um dos centros do European Molecular Biology Laboratory), para os estudantes da Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica (SauD InoB) da FMUP.

No evento que contou com a participação de Fernando Schmitt, diretor do Laboratório Associado RISE, e moderação de Sule Canberk, investigadora da Unidade de I&D RISE-Health (RISE-Health@RISE/FMUP),  Dayane Araújo abordou o papel que o EMBL-EBI desempenha em áreas como “a construção de fontes de informação, promoção de uma investigação de referência, formação de uma nova geração de investigadores, desenvolvimento de relações e parcerias com a indústria e coordenação da bioinformática na Europa”.

Ao falar do trabalho que desenvolve em Cambridge (Reino Unido), a especialista deu a conhecer as diferentes fontes de informação que o EMBL-EBI desenvolve em áreas como a bioinformática ou a aprendizagem automática (machine-learning).

Durante a sua intervenção, Dayane deu a conhecer o impacto que a Inteligência Artificial (AI), machine-learning e biological imaging podem ter na investigação. “Acrescentamos valor aos dados submetidos nos nossos recursos através de curadoria e anotação por peritos”, apontou, referindo ainda que, em alguns casos, a Inteligência Artificial é integrada no ecossistema bioinformático, processo que reforça o desenvolvimento de novos tratamentos e da medicina genómica e personalizada.

Ao encerrar a sessão, a investigadora destacou a importância de cada investigador partilhar a informação que produz, uma vez que esta poderá também ser útil para outros trabalhos científicos.

A conferência “Introdução ao EMBL-EBI: Recursos de Dados e Formação para Investigadores Clínicos” contou com o apoio da Unidade de I&D RISE-Health e do Laboratório Associado RISE. Também marcaram presença João Fonseca e Nuno Vale (RISE-Health@RISE/FMUP), responsáveis pela Licenciatura SauD InoB.

Pode conhecer mais sobre Dayane Araújo e o seu trabalho de investigação aqui.