Investigador do RISE-Health é o novo presidente do Conselho Português para o Cérebro

Pedro Alberto Silva, investigador do RISE-Health na área das Neurociências, é o novo presidente do Conselho Português para o Cérebro (CPC), tendo sido eleito para exercer o cargo durante o triénio de 2025-2027.


“Interpreto esta eleição como uma responsabilidade. O Conselho Português para o Cérebro ocupa um lugar único no panorama científico português, ao reunir membros das Sociedades Portuguesas de Neurologia, Psiquiatria, Neurorradiologia, Neuropediatria, Neurociências e Neurocirurgia, unindo-nos um propósito comum que é o da promoção da saúde cerebral, reconhecendo a complementaridade das diversas vertentes”, reage o também professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e especialista em Neurocirurgia da ULS São João.

Neste triénio, Pedro Alberto Silva pretende “promover iniciativas e ações com o objetivo de expandir o conhecimento em relação ao cérebro, sustentar a cooperação estabelecida com o European Brain Council (organismo que, na União Europeia, persegue aqueles mesmos objetivos, reunindo associações de vários países europeus com interesses específicos na investigação do sistema nervoso), reforçar a ligação com as organizações associadas, expandir os campos de ação do CPC e envolver elementos jovens”.

Nestes próximos anos, diz, “a nossa energia irá no sentido de demonstrar a sua preponderância enquanto mecanismo social de proteção da vida e da qualidade de vida. Sem investimento dirigido, corremos o risco de perder vetores de trabalho e os melhores elementos a agir neste campo. Acreditamos que todos os esforços são poucos”.

O Conselho Português para o Cérebro é um órgão associativo sem fins lucrativos, criado no final de 2017, que reúne sociedades científicas, personalidades individuais, grupos profissionais e associações de doentes e seus familiares, com interesse comum no estudo e na assistência na área do sistema nervoso. A par com a promoção da investigação, tem como missão divulgar informação relevante sobre os avanços do conhecimento em Neurociências e demonstrar a pertinência do investimento na investigação científica, como forma de melhorar a assistência e o tratamento dos doentes com afeções do sistema nervoso.

Além de Pedro Alberto Silva, outro investigador da Unidade RISE-Health, professor da FMUP e médico do Serviço de Neurologia do mesmo hospital, Pedro Abreu, foi indicado para o Conselho Fiscal do Conselho Português para o Cérebro, cargo que irá exercer também nos próximos três anos.