enfer_situ_perio

Nome do curso: Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória

Instituição de acolhimento: Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP)

Unidade de investigação RISE associada ao curso: Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS)

Grau académico atribuído: Mestrado

Breve descrição do curso: O Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória insere-se na política de formação pós-graduada da ESEP, no quadro de uma estratégia alinhada com a sua missão estatutária. O curso assenta na articulação entre a investigação, o ensino e a resposta às necessidades em saúde da população.

Este mestrado tem como referência o Plano Formativo da Ordem dos Enfermeiros para a formação especializada em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória. O curso, que se encontra também em linha com as orientações mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), possui uma forte orientação para o desenvolvimento de competências com enfoque nas respostas humanas aos problemas de saúde e aos processos de vida associados à situação de perioperatório, reforçando assim o contributo dos cuidados de enfermagem para a melhoria da saúde da população nesta matéria.

O curso respeita os requisitos e princípios de análise da formação especializada em Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros (OE), nomeadamente naquilo que se reporta à possibilidade de posterior atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista. O presente curso irá contribuir para a formação de profissionais que constituam massa crítica para o desenvolvimento de atividades autónomas e colaborativas na área da enfermagem de perioperatória.

Pretende-se que o Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória seja relevante para a colaboração na implementação de políticas de saúde e nas políticas de organização dos cuidados perioperatórios, tendo também um papel ativo na conceção, execução e avaliação de projetos de saúde que visem a saúde das pessoas submetidas a cirurgia.

Objetivos do curso:

  • Contribuir para formação de enfermeiros com competências de coordenação de equipas de enfermagem, no âmbito cirúrgico, numa perspetiva de prestação de cuidados aos clientes, ao longo de um “continuum” de cuidados.
  • Contribuir para a formação de enfermeiros com competências para a produção e aplicação do conhecimento cientifico avançado, bem como para a tomada de decisão autónoma, reflexiva e baseada na melhor evidência disponível, no âmbito da Enfermagem Médico-cirúrgica, na área da assistência à pessoa em situação perioperatória.

Duração: 18 meses

Número de ECTS: 90

Curso acreditado por: A3ES

Áreas científicas predominantes:

  • Enfermagem

Link oficial do curso:

https://estudar.esenf.pt/memc-epsp/